quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Respeito pelos mais duros dos duros e a mística do Fram
Em Oslo há muitas coisas que um turista deve ver, se puder, mas aquela que, quanto a mim, não pode perder é o Museu do Fram. O Fram é um navio com 119 anos, três dos quais foram passados á deriva no gelo do Ártico. Qualquer pessoa, desde que tenha um mínimo de sensibilidade, sente a emocao que é subir ao seu deck. É preciso ver que o Fram, o mais duro dos navios, serviu de base a dois dos mais duros noruegueses de sempre: Nansen e Amundsen. Como em 2011 se comemoram simultaneamente os 150 anos do nascimento de Nansen e os 100 anos da chegada de Amundsen ao Polo Sul, há um monte de noruegueses a circum-navegar o Ártico através das passagens do Noroeste e do Nordeste, agora sem gelo...
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Mudanca para Tromsø
Viagem num navio Hurtigruten com estabilizador giroscópico. Uma calmaria nos fiordes que separam o continente (Fastland) das muitas ilhas ao longo da costa.
A cena das bagas
Uma característica bastante significativa dos noruegueses em geral é que gostam de ir apanhar bagas na montanha. É fácil de explicar: há tradicionalmente poucas alternativas para a ingestäo de vitamina C.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
A cena dos Volvos
Tem a ver com a Segunda Grande Guerra. A Noruega ficou toda destruída mas a Suécia não. Quando a vida comecou a melhorar os noruegueses desataram a comprar produtos suecos. Volvos, Electroluxes e Míeles.
Subscrever:
Mensagens (Atom)